A infância e a adolescência são fases de intenso desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. O cérebro está em plena formação e, por isso, essas etapas são especialmente sensíveis às experiências vividas.
Tudo o que a criança sente, vive e aprende nesse período contribui diretamente para a construção da sua saúde mental na vida adulta. Por isso, é também nessa fase que a psicoterapia pode ter um impacto mais profundo e duradouro.
A Psicologia Infantil é a área da psicologia dedicada a compreender e cuidar dos processos psíquicos da infância e adolescência. Seu objetivo é avaliar, tratar e prevenir dificuldades emocionais, comportamentais e relacionais, criando um espaço seguro onde a criança possa se expressar, elaborar experiências difíceis e desenvolver recursos internos para lidar com seus conflitos.
Por meio do lúdico, a criança encontra caminhos para se comunicar, mesmo quando ainda não sabe colocar em palavras o que sente. A psicóloga, por sua vez, acolhe, escuta e interpreta, ajudando a criança a dar sentido ao que viveu e a encontrar formas mais saudáveis de se relacionar com o mundo.
PSICOTERAPIA INFANTIL


Ao contrário dos adultos, que conseguem compreender e comunicar abertamente suas emoções, raramente uma criança dirá espontaneamente que precisa de ajuda profissional,
FIQUEM ATENTOS AO COMPORTAMENTO DE SEUS FILHOS, E NÃO DEIXEM DE BUSCAR AJUDA QUANDO NECESSÁRIO.